Mais Cultura

O programa "CIJ + cultura", visa aproximar crianças e adolescentes acolhidos de programações culturais, por intermédio de parceria firmada entre a CIJ e companhias de teatro, músicos e outros artistas voluntários.

O que é?

Atendendo ao disposto no art. 227[1] da Constituição Federal e ao art. 53 do ECA, em setembro de 2019, foi lançado na Coordenadoria da Infância e Juventude o projeto CIJ+Cultura, que visa estimular e promover o acesso de crianças e adolescentes acolhidos institucionalmente à eventos de programações culturais. O projeto é viabilizado por meio da articulação com órgãos e entidades públicas e privadas, bem como organizações não-governamentais, voltados à formação, à proteção e à promoção social de crianças e adolescentes, contribuindo assim, no acesso à cultura, além de estimular a imaginação e desenvolver a fluência verbal.

Público-Alvo:

Crianças e Adolescentes em situação de acolhimento institucional no Estado.

Como funciona:

As companhias de teatro, músicos e outros artistas voluntários interessados em firmar parceria com a Coordenadoria da Infância e Juventude, a fim de possibilitar as crianças e adolescentes um momento de interação, deverão encaminhar e-mail para CIJRS, através do endereço: adocao@tjrs.jus.br, informando o tipo de evento e dados para contato (telefone e e-mail).

[1] Art. 227. É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de coloca-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.

Folder para impressão

Todos os Projetos

Acesso restrito do TJRS